Os Mavs são uma das potencias desta Liga. No ano passado ficaram-se pela Final da Conferência, mas este ano o GM Lucho Mike promete uma equipa que irá com todas as certezas marcar uma posição na época que se avizinha..
Dallas News- No ano passado pensámos todos assistir à revolução da equipa de Dallas. McGrady, Nowitzki. Shaq e Gay fizeram parte da excelente campanha realizada pelos Mavs, em que a equipa atingiu a Final da Conferência. No entanto, não foi suficiente já que foste derrotado pelos Clippers, uma equipa que se relevou mais coesa e mais experiente nos momentos mais decisivos. Neste ano voltamos a assistir a mais uma revolução, onde só Dirk se manteve. A aquisição de jogadores como Amaré, Davis e Artest vem fortalecer a tua equipa, que me parece claramente a grande favorita ao título.. A opinião parece ser geral, pois das entrevistas e dos comentários que se fazem, todos apontam Dallas como um dos favoritos. Isto pode colocar algum tipo de pressão adicional à tua equipa, e mesmo a ti ?
Lucho Mike: Antes de mais, obrigado pela sua “aposta” nos Dallas…Maior pressão? Não…A equipa está construída para enfrentar qualquer tipo de adversidades…O facto de os GM’s e os adeptos colocarem a nossa equipa como uma das favoritas ao título, só nos dá mais força e mais vontade de continuar a trabalhar! Tenho falado com os meus jogadores nos treinos, sobre a componente psicológica…visto que é muitíssimo importante estarmos concentrados, não entrarmos em euforias e mostrar o nosso valor dentro de campo. Por isso, não nos sentimos pressionados.
DN- A 1a pergunta foi um bocadinho comprida, é certo, mas para termos uma ideia daquilo que pensa, precisamos por vezes associar vários elementos.
Do teu presumível Cinco Inicial, apenas Nowitzki se mantém em relação à transacta época. Colocar quatro jogadores do calibre de Davis, Jackson, Artest e Stoudemire a jogar em conjunto, a pouco menos dum mês parece complicado. Quero dizer, falámos de jogadores habituados a possuir um papel de destaque nas equipas em que actuam, certamente não será fácil inseri-los num jogo colectivo. Para já a meu ver, é a tua tarefa mais árdua, estabelecer uma relação de complementaridade entre os jogadores. Como pensas conseguir tal, até ao início da Liga?
LM:Sem dúvida…Estou totalmente de acordo! Começando por relembrar o facto de Dirk Nowtizki se ter mantido na nossa equipa desde que entrei…Parecendo que não, quem convive com ele nos treinos e fora deles, apercebe-se da importância que o Dirk tem para a equipa! Entrando propriamente na questão…Este ano, confesso que os jogadores para a equipa foram escolhidos “a dedo”. Ou seja, queríamos um 5 muito forte em todas as posições, com jogadores capazes de desiquilibrar em todas as posições. E por isso, cada posição do nosso 5, tem um jogador com uma determinada característica. Isto para quê? Para não haver “conflitos” entre os jogadores…Temos treinado bem…Tenho falado com os jogadores sobre o que pretendo que cada um faça dentro de campo, de modo a jogarmos como equipa, e não como individualistas… Temos estudado várias tácticas, e vamos ter hipótese de acertar tudo melhor durante a Summer League!
DN-DEFESA! Disseste que irias construir uma equipa bastante sólida defensivamente, tanto no perímetro, como no interior do “Garrafão”. Foi isso que faltou aos Dallas na última época, quando caíram face ao jogo de Pierce e Allen na Final do ano passado?
LM:: Foi o que mais faltou sim…não só na eliminatória contra os Clippers, mas durante toda a época…Faltou defesa, experiência, regularidade, etc…Acho que as melhorias, pelo menos nesse aspecto, são bem evidentes…Agora resta-nos mostrar isso dentro de campo.
DN-Artest e Jackson. Já dois veteranos, ambos bastantes eficazes no jogo ofensivo, e serão certamente fundamentais na defesa do perímetro. No entanto, o Historial de conflitos e problemas que os dois já arranjaram é surpreendente. Excelentes jogadores, bastante competitivos , mas que muitas vezes se excedem e arranjam problemas no seio da equipa. Ou será esta competitividade benéfica para a equipa?
Nos momentos mais tensos, em que jogas no limite, o coisa poderá descontrolar-se, ou poderão estes jogadores revelar-se peças chaves? É uma dupla bastante explosiva, diria eu, e tu como GM, cabe-te a ti tentar controlar as emoções dos dois. Vale a pena o risco?
LM:Tenho TOTAL confiança nos meus jogadores! Disciplina é uma coisa que não pode faltar na minha equipa…O Jackson quando recebeu o convite para ser jogador dos Dallas, já sabia que ía ter que jogar ao lado de Artest…e digo-lhe mais…eles os 2 têm-se dado muito bem, têm sabido compatibilizar o estilo de jogo de cada um, e a função de cada um…Não poderia estar mais contente!Tiveram os seus “problemas” em outros tempos, mas agora estão com os Dallas e estão do mesmo lado da batalha.
DN-Para além dos quatro jogadores que chegaram a Dallas, há outro que também parece querer marcar posição: Aaron Brooks. Revelou-se um base bastante talentoso na sua época de Rookie, e chega para ser o Back-up de Davis. Terá o jovem oportunidade e condições de se projectar em Dallas?
LM: As condições existem…Uma equipa com aspirações, sempre na luta pelos melhores lugares…As oportunidades, chegarão de certeza… Temos Baron Davis, que é o nosso base titular…Mas uma equipa não vive só do seu 5 inicial, e eu gosto sempre de ter um banco capaz de entrar e jogar bem! O Aaron Brooks tem evoluído bem, e será uma grande ajuda para nós!
DN-O Leilão dos FA’s está a decorrer, mas no entanto o plantel dos Dallas encontra-se relativamente curto. Sem grande margem de manobra devido ao CAP, como é que vais formar um grupo competitivo, de modo a assegurar minutos de descanso aos “Starters”? Uma equipa sem banco, não consegue vencer nada, aliás tens o exemplo da época passada dos Phoenix Suns..
LM:Em primeiro lugar, não me esqueço nunca do banco…O ano passado tínhamos um banco muito bom, e este ano se tudo correr bem, teremos novamente… Temos alguns jogadores com propostas pendentes, mas já contamos com jogadores como Randy Foye, Aaron Brooks, Robin Lopez que dão muita qualidade à equipa…Com mais 2/3 jogadores, conseguimos ter um banco capaz de substituir bem os nossos “starters”.
DN-Lucho, das novas esperanças da nossa Liga qual é a que tem mais condições de marcar posição e de se assumir uma verdadeira vedeta? Já agora,,qual será o “ caso Milicic” desta época, aquele que poderá vir a desapontar o seu GM ?
LM:Essa pergunta é sempre difícil, porque depende muito da maneira de jogar de cada equipa… Derrick Rose e Michael Beasley estão obviamente num patamar superior aos outros, mas desses “outros” há sempre surpresas…É muito difícil prever…Em relação ao “caso Milicic” (risos), não me vou pronunciar…Guardo essa opinião para mim…
DN-Excluindo os próprios Mavs quais as equipas que te poderão fazer frente?
LM:Todas as equipas nos poderão fazer frente…Aliás, todas as equipas terão que nos fazer frente! Há sempre equipas mais fortes e outras menos fortes…Na Conferência Oeste há muito boas equipas, e este ano a Conferência Este, parece estar melhor também…Não quero estar a dizer nomes, mas uma final entre os Dallas Mavericks e uma equipa do Este será sempre bem vinda! (risos).
By Pedro Gonçalo, the Dream in BLM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário